Sonhei com um mundo utópico. Sem pandemia, catástrofes, violência, miséria, preconceitos.
Sonhei sermos todos iguais, em direitos e deveres. Zero preconceito de raça, gênero, orientação sexual, religião, cultura. Que os políticos serviam ao país, e prestavam contas de seus feitos, e caso não tivessem contribuído para a melhoria da sociedade, durante sua gestão, por projetos sociais, teriam que prestar contas, devolvendo parte de seus ganhos. Sem verbas de representatividade, e sim bônus sobre contribuições importantes do parlamentar. Sem imunidades parlamentares. Cometeu crime, é processado e se condenado, preso, e perde o mandato. Sem reeleições sucessivas. Máximo de duas, com intervalo de dois anos.
Sonhei que as pessoas se importavam, realmente, umas com as outras, se ajudavam e procuravam colocar o interesse da coletividade na frente dos seus. Que os países respeitavam a autonomia de seus vizinhos, não interferiam e colaboravam para o crescimento mútuo. Mundo sem fronteiras, com aceitação e respeito pelas diferenças.
Enfim, sonhei um mundo quase que perfeito e difícil de se tornar real, considerando que somos todos seres imperfeitos. Mas todo sonho merece ser idealizado, gestado, nutrido com carinho até conseguirmos as condições de ser realizado.
Há que plantar as raízes deste sonho, e quem sabe um dia, em gerações próximas, possa começar a tornar-se possível e realizável.
Sonhar é lindo. Tornar o sonho realidade, maravilhoso. Vamos sonhar juntos, e quem sabe, o sonho vire realidade.
Cida Guimarães
2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.