Todos já sentimos vergonha por um ato falho, uma pergunta, observação, atitude; enfim, há inúmeras ocasiões em que pensamos por que abrimos a boca, e se houvesse um buraco, nos enfiávamos nele.
Há vergonhas bobas, mais oriundas de nosso ego, e necessidade de aprovação externa; de não termos conseguido desempenhar, como desejávamos, ou como esperado pelos demais; e as colossais, que nos deprimem, nos fazem questionar nossa capacidade, nosso juízo, e valor.
Dia 07/09/21, dia da pátria, da celebração de nossa independência, senti uma vergonha avassaladora de ser brasileira. Vergonha de estar presenciando falas grotescas daquele que deveria estar promovendo a união do povo, e buscando formas de minorar as disparidades sociais, a fome, o desemprego, inflação de preços escorchantes, e também dos milhares que cegamente ostentavam a bandeira com ordens de comando, contrárias à democracia.
Esquecendo de seu papel de líder, de porta-voz de uma nação, e não de uma minoria de lunáticos, nosso presidente atiçou um bloqueio pelos caminhoneiros, parando o país, insultou ministros, e todo nosso sistema constitucional. Também senti vergonha dos milhares de brasileiros que alheios ao caos em que estamos vivendo, de fome, miséria, falta de perspectivas, se enrolaram em nossa bandeira de Ordem e Progresso para protestar contra nossas instituições, e pedir intervenção militar.
Todos podemos ter posições, visões antagônicas, mas quando nosso mandatário maior ataca opositores de forma pessoal, não acatando decisões colegiadas, usando palavras ofensivas, e até mesmo de baixo calão, não condizentes com seu cargo, não podemos deixar de sentir uma vergonha incrível, que nos coloca como uma verdadeira república de bananas, onde só o que importa é futebol e carnaval.
É inacreditável e vergonhoso que após tantas denúncias de: "fake news", atuação equivocada na pandemia, negativismo, incentivo ao uso de medicamentos, não comprovados, demora na compra de vacinas, atitude de aglomeração, e afronta continua às instituições, ações que podem ser enquadradas como crimes de responsabilidade, os mais de cem pedidos de "impeachment" continuem engavetados, e tenhamos que assistir a um eterno desmentido, ou pior uma interpretação tosca de suas falas, seguidas de desculpas esfarrapadas de um ser imaturo, destemperado, e despreparado para a função que ocupa.
Até mesmo nossa bandeira Ordem e Progresso, azul, verde e amarelo passou a ser usada como sinônimo de lunatismo, negaciosismo, e afronta às liberdades e direitos fundamentais.
Hoje, nesta polaridade absurda, quem não apoia este ser das trevas é logo taxado de esquerdista/ comunista. É uma lástima que a análise seja tão superficial, e desfocada e, hoje, a prioridade não seja tornar nosso país, tão rico em belezas e recursos, rico, também, em condições de vida para seu povo, com a educação e a saúde como prioridades, e possamos, como já ocorreu, sentir orgulho de sermos brasileiros.
Todos podemos incorrer em erros, e nos envergonhar dos mesmos, mas isto não quer dizer cometer sempre os mesmos, e tornar um hábito as ofensas, ignomínias, e depois a retratação, com meias desculpas, buscando atenuar os efeitos danosos das atitudes adotadas.
Até o Temer foi chamado para conseguir um discurso de apaziguamento. Surreal, e super vergonhoso.
Acorda Brasil. Ordem e Progresso! Temos que andar, não retroceder em nossas conquistas. Posicione-se. É necessário lutar, pacificamente, por nossos direitos. Vamos construir um país do qual possamos sentir orgulho, e não vergonha.
Se você concorda, divulgue, compartilhe, comente. Não se omita. Omissão é concordância.
Cida Guimarães
10/09/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.