Fui, como habitual, caminhar pela extensão da beira da praia, de minha Garopaba querida. Olhando a paisagem, deste dia invernoso e carrancudo, e ainda assim, por suas nuances, e contrastes, marcante, não pude deixar de comparar o tempo com nossos estados de espírito, ciclos de vida, que vão se alterando, gradativamente.
A única constante é a mudança; em segundos, dias turbulentos e sombrios se transformam em límpidos e claros. Estações se alternam, assim como nossas preferências, objetivos, esperança, humor, hábitos.
É uma obviedade; entretanto, nem sempre, mantemos serenidade para encarar, aceitar e superar os obstáculos, as decepções, nossas dores e dificuldades de forma adequada. Tampouco, lidar com os sucessos, alegrias, e prazeres, como temporários, finitos, cambiáveis, sem orgulho e/ou ostentação.
A ambivalência de tudo, as inevitáveis mudanças são as únicas certezas que temos, e é bom olhar para o tempo e saber que de repente o sol vai aparecer, esquentar, iluminar e alterar todo o cenário, que logo, tudo, vai, novamente, se alterar.
Precisamos apreciar a troca, a mudança, a finitude, como crescimento, renovação, e olhar o novo como oportunidade para fazer diferente.
Gosto da frase em inglês que diz: "Today is a gift called present". Sim, cada dia é um presente. Estamos vivos para fazer diferente, apreciar esta nova oportunidade.
A vida tem me presenteado com uma variedade de problemas, e decepções, mas também com surpresas, encantamento e alegrias. Acredito que isto se aplica a todos. Para uns com maior intensidade, para outros, mais suave, mas ninguém passa pela vida a passeio.
Sou muito grata por tanto o negativo quanto o positivo, pois não poderia apreciar o belo se não tivesse o feio. Precisamos de ambos.
Embora curtir mais este dia!
Cida Guimarães
28/08/21
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.