Nosso autoconceito é formado a partir do nível de nossa identidade e dos papéis que desempenhamos na vida e nossa habilidade de resolver problemas. Nosso acurado autoconceito, quanto a nossa identidade, irá determinar nosso grau de autoestima, sendo crucial para nos tornarmos pessoas empoderadas, e totalmente funcionais.
Temos que nos devotar a ser a melhor versão de nós mesmos; não tentar ser igual a ninguém; focar no que queremos atingir.
Em 1992, o psicólogo Bruce Bracken, estabeleceu 6 domínios que levam a criação de nosso autoconceito:
1- Social: nossa habilidade de interagir com os outros;
2- Competitivo: nossa capacidade de suprir nossas necessidades;
3- Afetivo: consciência de nossas emoções;
4- Físico: percepção de nossa aparência
5- Acadêmico: nível de sucesso profissional
6- Familiar: habilidade de funcionar no seio da família
Carl Rogers, um psicólogo americano, e cofundador da Abordagem Humanística sugere que pessoas, totalmente funcionais, desenvolveram certas características que as capacitam ao auto regulamento, e auto gerenciamento; abraçam suas necessidades para crescer, e se desenvolver.
O que é ser FUNCIONAL? Ser funcional pode ser compreendido como a capacidade de aprender a ser livre para ser o que se é realmente. Ter capacidade de lidar com a vida. Garantir bons relacionamentos, pessoais e profissionais.
As 10 características básicas de seres totalmente funcionais são:
1- Abertura para abraçar experiências boas e más;
2- Receptividade e independência no agir;
3- Uma habilidade de interpretar experiências de forma madura;
4- Um autoconceito flexível e habilidade para se adaptar e ajustar;
5- A capacidade de a partir de suas experiências, criar novos valores;
6- Estar em paz com suas falhas e imperfeições;
7- A tendência de abraçar, abertamente, novas experiências;
8- Não precisar distorcer ou negar experiências reais;
9- Abertura à feedback, e preparo para fazer mudanças frequentes;
10- Viver em paz e em harmonia com as imperfeições alheias.
Em seu livro, "On Becoming a Person", Carl Rogers sugere algumas condições facilitadoras para que o potencial humano seja desenvolvido mais efetiva, e satisfatoriamente. Segundo ele, é necessário compreensão empática, congruência, consideração positiva incondicional.
Compreensão empática é nossa capacidade de nos colocar no lugar do outro, olhar por uma perspectiva diferente, tentar sentir e ver o que o outro está sentindo, tentar entender o sentimento e emoção do outro. Inspirar confiança de forma que o outro possa baixar a defesa e ser real.
Congruência é a assimilação coerente de suas atitudes com a sua personalidade, ser o mais autêntico possível nas suas relações com os outros, aceitando seus sentimentos e ações de forma genuína. Ser real. honesto, transparente.
Consideração positiva incondicional é a prática de mostrar aceitação e cordialidade sem julgamentos, ou seja, aceitar o outro e considerar seus sentimentos e opiniões. Não quer dizer concordar, mas respeitar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.