É fácil comentar / observar, falar sobre os problemas alheios, e a vida dos outros. Fofocar é usual em diferentes rodas, e há sempre a do dia. Que danoso isto é!
Em muitos casos, toma proporções absurdas, impactando a vida das pessoas de forma inimaginável.
O que vemos nos outros, geralmente depende do que queremos ver. Raramente vemos as pessoas como elas são, mas mais como fomos condicionados a ver. Quando dizemos o que vemos no outro, somente expomos nossa própria percepção e visão do mundo.
Por que é tão fácil julgar o outro, condenar, sem saber sua história? Será que lá, bem, no fundo, não nos sentimos melhores do que somos ao diminuir o tamanho e estatura de alguém? Somos assim tão rápidos na identificação de nossos problemas, nossas deficiências?
Atualmente, com a radicalização de posições políticas, grupos antagônicos postam, diariamente ofensas verbais, onde personagens de nossa política são ridicularizados, ofendidos, desmoralizados. Esquecemos que somos seres humanos, falíveis, imperfeitos, passíveis de erros, e equívocos. Entretanto, o que preocupa mais, é a total falta de empatia, de compaixão. Para se dar bem, aparecer, conquistar seu eleitorado é necessário destruir, rebaixar o outro.
Seria maravilhoso assistir um debate 100% correto, onde os candidatos defendessem suas ideias, seus planos de ação, com respeito, sem tentar desmoralizar ou trazer os podres do outro à tona. Utopia? Espero que um dia consigamos atingir um nível mais elevado de discussão, e deixar os juízos de valor a quem de direito.
Deveríamos usar mais as 3 peneiras, de Sócrates.
Creio que se utilizarmos as peneiras criteriosamente, poderemos construir relações mais saudáveis, éticas e responsáveis e garantir com isto uma sociedade melhor, e mais humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.