sexta-feira, 24 de julho de 2020

O mapa não é o território. Mude sua mente, mude sua vida!

" Se, então,  me fosse pedido o conselho mais importante que eu pudesse dar, que eu considerasse o mais útil aos homens de meu século, eu deveria somente dizer: em nome de Deus, pare um momento, pare seu trabalho, olhe ao redor de você."
 
Leon Tolstoy em Ensaios, Cartas e outros. 


Pressupostos de Mindfulness

 Todos sofremos. Desde o terror mais profundo a pequenos desapontamentos, e infelicidade, às vezes, profunda, e total. Sofremos, não somente devido aos acontecimentos, mas, principalmente, pelas nossas crenças, que temos sobre indivíduos e acontecimentos. Quase todos os pensamentos e crenças, que temos, não se originaram em nós, nos foram ensinadas por pais, familiares, professores, igrejas, jornais, livros, e ainda, hoje, pela mídia, redes sociais, etc.
Muitas destas pessoas se preocupavam conosco, e nos ensinaram aquilo que acreditavam que seria útil, e válido por ser o que haviam aprendido, de gerações anteriores. Absorvemos estes paradigmas, de tal forma que não os questionamos, acreditando serem verdadeiros. Entretanto, estes ensinamentos não nos ajudaram a ter uma vida abundante, significativa. Como não os questionamos, acabamos os incorporando ao nosso auto-conceito, ao  que tínhamos,  e que era o máximo, que pensávamos podíamos conseguir.


Mindfulness é o processo de questionar nossos pressupostos, ver se  ainda são válidos, descartar os que não nos servem mais,  e explorar um caminho que nos conduza a uma vida mais completa e significativa,

 Tínhamos um mapa limitado, que não é o território. Sentamos, em meditação, para explorar o território. O território é a nossa mente, e nossos processos mentais, que determinam nossas experiências na vida. Temos que  explorar as possibilidades que  possam alterar nosso mapa mental, e  mudar a experiência dos acontecimentos.
 
Mindfulness nos sugere que podemos ter a vida que queremos, mas não será mudando o mundo que nos cerca, e sim mudando o mundo, em nós mesmos, nossos esquemas mentais. Temos que experimentar a vida em nós, sendo  onde ela se encontra. Nosso eu interior.

Auto-reflexão nos permite ter consciência de nós mesmos, e do que nos circunda. Sem auto -reflexão, ficamos desconectados de nós, nos perdemos de nossa visão e propósitos.
MINDFULNESS é o caminho para viver. Para ter a vida que queremos. Não mudando o mundo exterior, mas, sim, mudando nosso  ser interior.



 
Os pressupostos de Mindfulness, baseados no curso de Kain Ramsey. 
Kain estabelece  uma ponte entre a prática espiritual e a prática cognitiva/funcional.

1  Ser/estar melhor ou se sentir melhor?  Sabe a diferença?
Ser é mais importante do que se sentir. Sentir é provisório, depende das circunstâncias, dos demais. Tenho que estar em paz comigo mesmo. Ser humilde para reconhecer minhas falhas, e procurar o desenvolvimento constante.

2. Mundo Interno x Mundo Esterno
Como nos sentimos impacta como vemos e sentimos o mundo externo, e os demais. 
Se estivermos bem com nosso eu interior,  o mundo externo terá pouco impacto sobre nós, e poderemos influenciar o externo, com nossas ações e atitudes

3. Pessoas machucadas, sofridas, causam sofrimento aos outros.
 Quando estamos machucados, sofridos, acabamos por  ferir os demais, com nossas palavras, e ou atitudes. Temos que buscar a origem de nosso sofrimento.

4. Foco > consequência.
 Se focarmos nas dificuldades, no negativo, com pensamentos pessimistas, vamos nos sentir mal e  agir de tal forma, que as consequências também serão nefastas.
.
5. O mundo externo não muda o mundo interno.
 Às vezes pensamos que se nos mudarmos de casa, de cidade, de país, tudo vai ser distinto, mas carregamos nosso mundo interior conosco. Não sai de nós.

6. Mudar o que eu faço, não muda o que eu sou . 
Se eu modificar o que faço, vou me sentir de forma distinta. Tenho que mudar meu sentimento a meu respeito, o que sou realmente. Os rótulos não me definem.

Auto-reflexão nos permite ter consciência de nós mesmos, e do que nos circunda. Sem auto- reflexão, ficamos desconectados de nós, nos perdemos de nossa visão e propósitos.

Mindfulness é o caminho para viver a vida.Para ter a vida que queremos, Não é mudando o mundo exterior, mas, sim, mudando nosso  ser interior.

 Quando foi a última vez que você sentou para refletir  profundamente, com foco?
Quanto tempo você dedicou a identificar quem você é, e para onde está indo ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.