Atualmente, esta palavra vem sendo usada de forma usual, banal até. Ao invés de dizermos que somos gratos, muito obrigada, usa-se: GRATIDÃO! O que realmente significa gratidão? Sermos agradecidos pelo que temos, enquanto outros não o têm? Somos, de alguma forma, privilegiados? Ou somos gratos, também pelo que não temos, pelas desgraças, das quais fomos poupados?
Qual sua visão ? Comente no final da página. Dê sua visão.
Acredito que somos, a maioria de nós, gratos por inúmeras coisas; há muitos, entretanto, que são ingratos. Estes, nunca valorizam nada, não sabem corresponder ao carinho, ou as benesses recebidas; são eternamente infelizes, pelo que não têm, nem enxergam o que têm. Sempre consideram o copo vazio, e não olham por, um segundo, para aqueles que têm menos, ou nada, comparado a sua situação. Quero ser otimista, e crer que, estes, sejam a minoria, e que, a maior parte de nós, somos gratos por estarmos vivos, com saúde, por termos uma família que nos acolhe, por termos um emprego, dinheiro para nos sustentar, e poder pagar nossas contas; enfim, por todas estas coisas, que são parte de nossas vidas.
Parece sermão, coisa de igreja, mas se não tivermos este reconhecimento, e valorização de tudo que temos de bom, seremos eternamente infelizes, julgando que tudo é direito nosso, "Taking things for granted". Adoro esta expressão, que é tão difícil de traduzir, fielmente. São aquelas bençãos, que temos, mas não nos damos conta, que parecem ser de nosso direito, que nos pertencem, e não valorizamos. O fato de estarmos vivos, de conseguir ver, ouvir, não ter uma paralisia, uma doença incapacitante, de termos uma cama para dormir, e tantas outras.
Enfim, penso que gratidão é reconhecer que você tem, bem mais do que pensa que tem; é ser grato, também, pelo que você não tem, ou seja, as mazelas, e dificuldades, que outros tantos têm que enfrentar.
Se nós pararmos a olhar, e observar, com atenção, vamos nos dar conta que há centenas de coisas para ser grato. Muitas vezes, nosso pensamento foca somente no que nos falta, e ficamos idealizando ganhar na loteria, comprar um carro novo, fazer aquela viagem sonhada, comprar a casa dos sonhos, e várias outras necessidades, que consideramos como objetos de nossos sonhos, e da nossa felicidade. Lamentavelmente, esta felicidade se esfuma, quando conseguimos ter o objeto de nosso desejo; este, deixa de ter a importância, e dimensão que tinha, sendo logo substituído por outro, e continuamos na busca desenfreada para ter mais, e mais.
Devemos, então, parar de correr atrás de nossos sonhos, ou de buscar realizar nossos anseios? Não, aí estaríamos mortos-vivos, mas estes desejos não podem ser motivo para não apreciarmos o que já temos, nos cegarem para o quanto temos a mais, do que os outros, e nos impedirem de apreciar e sermos felizes com nossas conquistas
No momento em que, hoje, julho de 2020, já não podemos ter a liberdade que tínhamos, antes, de sair, de abraçar nossos queridos, de peregrinar pelo mundo, ainda assim, temos que olhar para a nossa situação individual, e ver o quê de positivo este novo modo de ser e agir, também nos trouxe, e, como de muitas maneiras, somos privilegiados. Nada, nunca, é só positivo ou negativo. Temos, sempre as duas faces da moeda.
Hoje, coincidentemente, ouvi uma meditação do Deepak Chopra, e complemento, este post, que escrevi ontem com o pensamento dele. De acordo com Chopra: " Expressar gratidão é a melhor forma de entrarmos em contato com nossa alma. Quando somos gratos, nosso ego sai do caminho, e nos capacita a experimentar um amor maior, mais compreensão, entendimento e valorização do que já temos. Quando somos genuinamente gratos pelo que temos em nossas vidas, atraímos mais abundância, como se disséssemos ao universo para nos dar mais do que já temos, A gratidão independe de pessoa, sexo, circunstância, ou experiência. Quando nos conectamos com este sentimento, esta alegria verdadeira, apreciamos o milagre de estarmos vivos, e de tudo mais que temos."
A vida é linda. Muita gratidão sempre !
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.