Desenvolvimento de nossa auto-consciência
Na cultura oriental, a mente não se limita a pensamentos e crenças, mas também a atividade sistemática, de tomar consciência de si mesma.
Nós, geralmente, nos conhecemos muito pouco, e muitos de nossos pensamentos, ações, emoções não são totalmente conscientes; agimos, muitas vezes, de forma impulsiva, sem refletir. A mente tem que ser trabalhada para trazer consciência ao nosso pensar, de forma a nos tornarmos críticos de nossos pensamentos.
Em Mindfulness, a mente não é pensamento, mas sim a consciência ativa, que nos encoraja a aprender de nossa própria experiência.
Como prática de vida, nos capacita a expandir a consciência de nossa presença no mundo. Ficamos mais sensíveis ao que está ocorrendo, no momento presente, tanto conosco mesmo, como com os demais, e com o mundo externo.
"Neste mundo agitado, nós todos pensamos demais, buscamos demais, queremos demais, e nos esquecemos da simples alegria de ser. " Eckhart Tolle.
A atenção plena promove uma forma de ser que nos ajuda, e aos demais a tomar conta de nós mesmos, e viver vidas mais saudáveis. Para milhares de pessoas, ao redor do mundo, a prática ajuda a aumentar a concentração, e bem-estar geral.
Como crianças, a maioria de nós, foi ensinado a estudar, memorizar informações e conhecimento. Entretanto, em nosso mundo, ocidental, não nos foi ensinado como fortificar nossa mente, e gerenciar nossos pensamentos, que são todo o nosso mal. A prática de treinar a mente, expande nossa habilidade de nos distanciar dos pensamentos, com forte carga negativa, e nossas consequentes sensações corporais, nos tornando, então, capazes, de sermos somente testemunhas.
Isto nos habilita a regular melhor nossas emoções, a treinar nosso cérebro para focar com mais eficiência, e ensinar nosso corpo a relaxar, quando perdemos o foco. Geralmente, quando dominamos a prática, nós temos alívio da ansiedade, depressão e curamos, até alguns problemas de saúde, desenvolvendo um profundo sentido de paz interior, e concentração disciplinada.
Portanto, mesmo que o objetivo seja somente o de treinar nossa presença consciente para testemunhar o que ocorre no momento, a prática resulta em melhor equilíbrio e felicidade, no contexto de nossas vidas.
Vamos embora praticar? Práticas informais: Comece com uma simples atividade rotineira. Coloque foco. Não faça nada ao mesmo tempo. Concentre-se. Foque.
Veja os resultados.
RB: Conteúdo com base em artigos, vídeos e aulas de Kain Ramsey
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.