O que você vê nesta foto? Uma jovem ou uma velha?
Duas pessoas poderiam ter uma percepção distinta? Foto extraída do livro de Stephen Covey
Nos vemos como realmente somos? Nossa visão dos outros é objetiva, clara? Nossa visão dos fatos e acontecimentos é isenta? Podemos dizer que estamos 100% certos daquilo que dizemos, pensamos? Duas pessoas vêm ou distinguem algo da mesma forma?
Geralmente caímos em várias distorções cognitivas.
Geralmente caímos em várias distorções cognitivas.
Algumas distorções usuais:
1- Branco x Preto: Pensamento extremo que conduz a fortes emoções; ou é de uma forma, ou é de outra. Não há meio termo. Ou somos perfeitos, ou fracasso total.
2- Visão Tunel/ Filtro: Focamos somente nos aspectos negativos de uma determinada situação, sem considerar os positivos. Toda a cena é escurecida por um simples detalhe negativo.
3- Desqualificação do Positivo: A informação é processada de forma preconceituosa, transformando um acontecimento neutro, ou até mesmo positivo, em negativo.
4- Conclusões Precipitadas: Quando interpretamos de forma negativa ou até mesmo fazemos previsões, sem base, real, que as suportem. Geralmente são baseadas no que
achamos que os outros pensam a nosso respeito.
5- Raciocínio Emocional: Quando a pessoa acredita que o que sente precisa ser automaticamente verdadeiro.
Quando nos baseamos, totalmente, em nossas emoções, perdemos o contato com a realidade.
6- Manter Regras Rígidas: Quando há uma lista de regras rígidas para você mesmo, e para como os demais devem se comportar. Aqueles que quebram as regras nos incomodam,
sobremaneira, nos deixando zangados; se nós as quebramos, nos sentimos culpados.
7-Efeito Catastrófico: pegar um pequeno acontecimento, e transformar em algo gigantesco,
fora de proporção, com todo o tipo de consequências negativas.
8- Super Generalização: Com base em determinado acontecimento, fazer deduções, que no futuro, algo semelhante, ou pior, irá ocorrer. Uma sensação de desamparo, geralmente
acompanha estas super generalizações.
9- Rotular: Quando nos rotulamos (Não sou bom o suficiente, sou fraco etc)ou aos outros, de uma forma ou de outra, com base em nosso comportamento, em situações passadas (geralmente negativas) deixamos de considerar aspectos positivos , destas mesmas situações.
Para reflexão:
Quais destas distorções ocorrem, geralmente, com você? Em que situações?
Você consegue observar algumas destas em seus familiares, amigos próximos?
Qual/ quais mais lhe incomodam? por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um canal para que você se expresse livremente, questione, dê sugestões, solicite esclarecimentos. Solicitamos respeito à opiniões divergentes , ao contraditório, e uso de linguajar adequado e isento de ofensas verbais. Respeito às opiniões divergentes.